Surf Especial para Surfistas Especiais...
O ensino do surf a crianças e jovens autistas ou com deficiência mental.

A Surfing Life Club estabeleceu com a AAJDUDE  e RUMO A VIDA APPC e com a APPDA um projecto especial de inclusão social e terapia com jovens portadores de deficiência mental e autismo, abrindo assim uma nova actividade a esta população o surf como terapia.

Trata-se dum trabalho social pioneiro, de nome SURF ESPECIAL, que conta já com vários anos e que consiste no surf adaptado, com o intuito de integrar pessoas com diversos tipos de deficiência, dando possibilidades e respaldos técnicos para a prática do surf de maneira apropriada, direcionada e segura.

O desporto desenvolve um papel fundamental na vida da pessoa com deficiência completando e ampliando as alternativas, para o estímulo e desenvolvimento dos aspetos físicos, psicológicos e sociais.

Para a execução do projeto, são aplicados métodos de ensino diferenciados.

Na primeira etapa, serão ministradas aulas na piscina que além dos primeiros contactos com o equipamento na água, são aplicados métodos de ensino diferenciados.

A segunda etapa é no mar, onde jovens vão com todo o equipamento (fatos isotérmicos e pranchas), tudo isto com todo o suporte de segurança de técnicas de salvamento, treinadores de surf e auxiliares de terapia.

De referenciar que obtivemos o prémio capacitar do BPI para a atividade de surf com a instituição AAJUDE (Associação de Apoio a Juventude Deficiente), em 2012.

Faça-nos uma visita e fique a saber um pouco mais sobre este projecto!